Cabeça Lua

CABEÇA-LUA
Cabeça-Lua
Excertos de René-André Lombard, “L’Enfant de la nuit d’orage”; trad. Antonio Carneiro
QUEM CORTOU A CABEÇA DA LUA ?
A pergunta está em uma velha balada da Lituânia. A resposta : PERKUN, Perkuns, Perkunas.

Quem é PERKUNS ?

Em Lituânia é o poder do Raio e da Tempestade.

Percebe-se claramente aqui o mito explicativo: se a Cabeça-Lua está sem corpo, é porque um grande golpe de sabre decapitou-a. E esse sabre luzente, é o relâmpago.

Ideia que pode remontar mais longe que a invenção do metal e das espadas, já que o silex que originou a faca cortante e que permanecerá muito tempo como instrumento de sacrifício, é a “pedra de Raio1.

Assim se esclarece o mito de Sêmele e Cícero tinha razão em ver em seu nome Selene, a Lua Cheia. É pelo encontro do Relâmpago com o Raio que ela perdeu seu corpo. A Noite, o Relâmpago e a Tempestade presidiram com o poder da Lua, Cabeça sem corpo, ao nascimento de Dioniso.

Mas permanecemos no mesmo círculo estreito de vocábulos : PER-Kun, é PERSE-Phon2.

E Perse-Phon, é também a mãe de Dioniso na segunda grande versão de seu nascimento.

E PERSEUS, Perseu, é o mais famoso decapitador de Cabeça-Górgona-Medusa, a ponto que esta imagem, ponto central de seu mito, ficou associada à seu nome.

Ora Perseu, é também filho nascido de sua mãe morta em um caixote lançado ao mar salvo miraculosamente das águas sobre a costa de Argos.

Vê-se aí o jogo de imagens sagradas oriundas de um mesmo conceito, propagado sob nomes que nos soam diferentes, mas que remontam à um pequeno grupo de raízes3, e que vão de Ousir a Peredur/Percival, passando par Moisés, Perseu, Perkuns e Dioniso ?

Essas imagens, que tentamos repertoriar e de explicar em outro estudo mais detalhado, — «Les Nuits de l’An de la préhistoire», testemunham uma cultura religiosa pré-histórica, difundida sobre vastas regiões e bem anterior aos Egípcios.

Para fechar perfeitamente o círculo dos Mestres do Relâmpago cortadores de Cabeça Lua, nos é necessário um atestado claro precisando um elo mitológico entre Perseu e Máscara de Dioniso.

  1. No texto em francês «pierre de Foudre ». Para os que quiserem se aprofundar no tema recomenda-se os sítios abaixo que infelizmente estão em francês: Les pierres de foudre : L. Cadière, Bulletin de l’Ecole française d’Extrême Orient; Les pierres de foudre : Science et intelligence sociale sur les anomalies : Le cas des météorites[]
  2. O Kw passa facilmente a P ou OH: vide Hippos = equus, e pempe = quattuor.[]
  3. SWR/SW.L, M.S/N.S/M.T, Thiew, Zyew, Diew. P.R.D./P.R.T./P.R.S. ou P.T.R./P.D.R.[]