Catecismo Química Superior

Eckartshausen — CATECISMO DA QUÍMICA SUPERIOR
Excertos de K. von Eckartshausen (1725-1803), Catéchisme de la chimie supérieure (1819, póstumo), trad. do alemão: P. Kessler, apud Alchimie, Albin Michel, col. Cahiers de l’Hermétisme, 1978, p. 175-178. Trad. Yara Azeredo Marino

::Catecismo da química superior::
::Para provar a analogia das verdades da natureza::
::Com as verdades da ::
::Por um adorador da religião e da natureza,::
::Cujo número é 15.::
::Para aqueles que são capazes de luz.::
::Uma tradução a partir de caracteres mágicos.::
::Heliópolis.::

Pergunta: Quem é você?

Resposta: Sou um homem que conhece a luz e a absorve.

P.: Como é esse homem?

R.: É o homem que, após reconhecer a luz, é iluminado por ela e a absorve inteiramente; que sabe e que pratica tudo o que a velha e autêntica comunidade de luz sempre soube e praticou, quer estivesse escrito no livro da luz ou não.

P.: Através de qual sinal um adepto da luz é reconhecido?

R.: Por conhecer o sinal da cruz na natureza, o grande símbolo da força de dissociação (Scheidungskraft), da separação do puro e do impuro, do perfeito e do imperfeito, ele evita todos os trabalhos não autênticos e os erros que rejeitam unanimemente os verdadeiros mestres da autêntica comunidade de luz.

P.: Como se designa o adepto da luz?

R.: Designa-se pelo grande sinal da cruz da natureza (+), pelo sinal da grande força de dissociação; ele diz e empreende tudo em nome ou conforme os atributos do fogo, da luz e do espírito, e assim conduz tudo para o seu Amém, ou para a sua perfeição, seu fim.

P.: Quantos capítulos da autêntica comunidade de luz cada adepto da luz deve conhecer?

R.: Há cinco capítulos: o primeiro concerne à verdadeira convicção e à , ou à adesão à luz; o segundo, aos sete meios de obter a luz; o terceiro, aos dez mandamentos da luz; o quarto, ao conhecimento da força criadora que age, e da forma pura que recebe; o quinto, à ciência da dissociação (Scheidungskunde) da luz.

Da adesão à luz

P.: Qual é o primeiro capítulo da doutrina autêntica da luz?

R.: A adesão à luz e o conhecimento da mesma; pois, sem essa adesão e esse conhecimento, não é possível fazer com que uma força atue, realize e termine alguma coisa. P.: Em que deve crer e a que deve aderir cada filho da luz?

R.: A tudo o que os homens da luz ensinaram e redigiram nos 12 artigos da autêntica comunidade de luz.

P.: Quais são os 12 artigos da autêntica comunidade de luz?

R.: 1. Procedo à aderência e creio em uma força criadora do fogo, que deu vida ao céu e à terra, ou ainda ao Extensum e ao Concretum, ao que é volátil e ao que é fixo. 2. Procedo à aderência e creio também em uma luz produzida por essa força do fogo, luz que é a mestra do universo ou a força onipotente na natureza. 3. Essa luz pura que emana do fogo é recebida pelo espírito mais puro e nascida da forma mais pura. 4. Entretanto, ela precisou sofrer no reino do impuro; ela foi dissociada, mortificada e enterrada sob a terra. 5. Então a força desce ao mais profundo da matéria; e, ao final de três épocas, isto é, após três reuniões de três forças espirituais com três formas purificadas, ela se levanta, para de novo viver. 6. Ela chega à perfeição suprema, na qualidade de força de luz brilhante do fogo onipotente. 7. E após ter atingindo essa perfeição suprema, ela é capaz de dar vida a tudo o que está morto e aperfeiçoar tudo o que se acha imperfeito. 8. Creio no espírito de luz emanando do fogo e do calor, e eu o conheço. 9. Creio na santa, universal e verdadeira comunidade de luz, associação e união daqueles que são capazes de luz. 10. Creio na abolição das doenças e da miséria. 11. Creio na renovação de nosso ser. 12. Creio na felicidade suprema da vida.

P.: Em que consiste o conteúdo principal desses 12 artigos?

R.: Consiste, para aquele que é capaz de luz, em seguir as leis da luz, por ele reconhecidas pela razão (Vernunft), e que ele pratica por sua vontade; isto é; existe apenas uma força universal, em uma substância e essência, que ao mesmo tempo é tripla em sua evolução (Entwicklung): força do fogo enquanto força criativa; força de luz enquanto força de união; e força do espírito emanando do fogo e da luz enquanto força formadora de todas as coisas.

Esse espírito que emana (ausgehen) conduz tudo à perfeição, e pelos meios ordenados ao aperfeiçoamento supremo.