Dogen (TCRZ) – Livro Universal da Paz Eterna (18)

É raro ouvir a verdade mesmo em imensas eras; é por isso que os adeptos e os virtuosos do passado esqueceram seus corpos, ou até mesmo perderam seus corpos, em prol da verdade. Certamente há um significado para isso. Seres humanos comuns, animais, formigas, mosquitos, pessoas de fora com visões errôneas, todos têm corpos e vida, mas enquanto ainda não tiverem ouvido a verdade, não poderão ser honrados ou estimados. Por inúmeras vidas, nascimento após nascimento, quantas vezes foram encarnados? No entanto, a vida deles ainda não é boa. Se alguém consegue ouvir a verdade, essa é uma boa vida.

três tipos de ouvir a verdade: superior, intermediário e inferior. Os seres superiores ouvem a verdade com o espírito, os seres intermediários ouvem a verdade com a mente e os seres inferiores ouvem a verdade com os ouvidos. Uma vez que temos espírito, mente e ouvidos, como ouviremos a verdade e a que verdade daremos ouvidos?

Vocês não ouviram como o Buda Shakyamuni disse: “Pelo meu ensinamento é possível transcender o nascimento, a velhice, a doença e a morte; esse ensinamento não é pensamento ou discriminação”? Quanto a transcender o nascimento, a velhice, a doença e a morte, deixe-os ser transcendidos; e quanto a negar o pensamento e a discriminação, deixe-os ser negados. Quando você for capaz de fazer isso, diga-ME, quando você abrir o ensinamento e retirar a medula do ensinamento, depois refinar a medula para obter a essência da medula, então como você o expressará?

(Silêncio)

Apesar de estar ciente do vento frio que o está resfriando, você ainda não sabe por quem a lua brilhante é branca. Essa é a afirmação de alguém que estuda a partir da mesma fonte que Shakyamuni; ela transcende o ensinamento e vai além da medula — não é alta, média ou baixa.

Como vocês expressam a afirmação do mais elevado dos elevados? Vocês compreendem?

“Quando uma garça branca está na neve, elas não são da mesma cor; a lua brilhante e as flores brancas não são iguais”.