Elementos (NSCC)

Joseph Needham — Ciência e Civilização na China (NSCC)

Resumo traduzido da obra Science and Civilization in China (em construção)

  1. A teoria dos Cinco Elementos remonta aos anos 350-270 AC, ao tempo de Tsou Yen (Wikipedia Tsou_Yen), o real fundador de todo pensamento científico chinês. Ele deve ser o sistematizador das idéias que devem antecedê-lo por mais de um século.
    1. Segundo o Shih_Chi, “os Cinco Elementos dominam sucessivamente; os imperadores escolhiam as cores de suas vestimentas de acordo com as direções (de modo que a cor pode estar de acordo com o elemento dominante); cada uma das Cinco Virtudes (Elementos) é seguido por um dos que não pode conquistar; a dinastia shun reinou pela virtude da Terra, os Hsia pela virtude da Madeira, os Shang pelo Metal, e os Chou pelo Fogo”. O texto extraído do Shih Chi prossegue explicando como os céus apontam sinais auspiciosos que informam o elemento e a cor, a ser adotada pelo imperador. Deste modo os Naturalistas tinham uma doutrina meio científica e meio política.
    2. A teoria dos Cinco Elementos também se apresenta no Shu_Ching, como parte do Grande Plano, voltado para as qualidades e as relações humanas e sociais:
Elementos (hsing) Estações (shih) Pontos Cardeais (fang) Sabores (wei) Odores (chhou) Troncos (kan) Ramos (chih) Números (shu)
Madeira primavera leste azedo de bode chia i yin (tigre) e mao (lebre) 8
Fogo verão sul amargo queimada ping ting wu (cavalo) e ssu (sepente) 7
Terra sexto mês sob o signo da Terra centro doce fragrância wu chi hsu (cachorro), chhou (boi) 5
Metal outono oeste acre ranço keng hsin yu (galo) e shen (macaco) 9
Água inverno norte salgado assado jen kuei hai (porco) e tzu (rato) 6