Jean Herbert: Isha Upanishad

1. Tudo isso é para habitação do Senhor, seja qual for o universo individual de movimento no movimento universal. Com isso renunciado, você deve desfrutar; não cobice a posse de ninguém.

2. Fazendo obras verdadeiras neste mundo, deve-se desejar viver cem anos. Assim é em você e não de outra forma; a ação não se apega a um homem.

3. Sem sol são esses mundos e envoltos em cega escuridão, aos quais recorrem todos aqueles que, em sua passagem, são assassinos de suas almas.

4. Uma coisa imóvel que é mais rápida que a Mente, Que os Deuses não alcançam, pois progride sempre à frente. Que, de pé, passa além dos outros enquanto eles correm. Nela o Mestre da Vida estabelece as Águas.

5. Aquilo que se move e Aquilo que não se move; Aquilo está longe e o mesmo está perto; Aquilo está dentro de tudo isso e Aquilo também está fora de tudo isso.

6. Mas aquele que vê, em toda parte, o Ser em todas as existências e todas as existências no Ser, não se retrai diante de nada.

7. Aquele em quem o Ser é o Ser que se tornou todas as existências que são Seres, pois ele tem o conhecimento perfeito, como poderá ser iludido, de onde virá a tristeza, se ele vê a unidade em toda parte?

8. É Aquele que foi para o exterior — Aquele que é brilhante, sem corpo, sem cicatriz de imperfeição, sem tendões, puro, não penetrado pelo mal. O Vidente, o Pensador, Aquele que se torna onipresente, o Auto-existente, ordenou os objetos perfeitamente de acordo com sua natureza desde os anos sempiternos.

9. Em uma escuridão cega entram aqueles que seguem a Ignorância; eles, como se estivessem em uma escuridão maior, se dedicam apenas ao Conhecimento.

10. Outro, em verdade, é dito, é o que vem pelo Conhecimento, outro o que vem pela Ignorância; este é o conhecimento que recebemos dos sábios que revelaram Isso ao nosso entendimento.

11. Aquele que conhece Aquilo como ambos em um, o Conhecimento e a Ignorância, pela Ignorância atravessa além da morte e pelo Conhecimento desfruta da Imortalidade.

12. Em uma escuridão cega entram aqueles que seguem o Não-Nascimento, e eles, como se estivessem em uma escuridão maior, dedicam-se apenas ao Nascimento.

13. Outro, em verdade, é dito, é o que vem pelo Nascimento, outro o que vem pelo Não-Nascimento; esse é o conhecimento que recebemos dos sábios que revelaram Isso ao nosso entendimento.

14. Aquele que conhece Aquilo como sendo ambos em um, o Nascimento e a dissolução do Nascimento, pela dissolução atravessa além da morte e pelo Nascimento desfruta da Imortalidade.

15. A face da Verdade está coberta por uma brilhante tampa dourada; tu a removes, ó Fomentador, para a lei da Verdade, para a visão.

16. Ó Fomentador, ó único Vidente, ó Ordenador, ó Sol iluminador, ó poder do Pai das criaturas, organiza teus raios, reúne tua luz; o Lustre que é tua forma mais abençoada de todas, isso em Ti eu contemplo. O Purusha ali e ali, Ele sou eu.

17. O Sopro das coisas é uma Vida imortal, mas as cinzas deste corpo são o fim. OM! Ó Vontade, lembre-se, o que foi feito, lembre-se! Ó Vontade, lembre-se, lembre-se do que foi feito.

18. Ó deus Agni, conhecedor de todas as coisas que se manifestam, conduza-nos pelo bom caminho para a felicidade; afaste de nós a atração desonesta do pecado. A ti, nós nos submeteríamos com o mais completo discurso de submissão.

Upanixades