Você só desistirá de evitar se for destruído por… o que quer que seja. Isso só pode ser feito pelo que você é… mas não por aquele que quer evitar algo. E tentar não evitar está alimentando esse evitador. Tudo o que você tentar agora a partir dessa posição não funcionará. Mesmo tentando não evitar, está evitando a evitação. Portanto, eu ME sento aqui e lhe digo que você tem de ser apesar de o evitador evitar o que pode ser evitado… o que, na verdade, é inevitável. Portanto, eu ME sento aqui e lhe digo que você não pode evitar ser o que você é. Portanto, simplesmente seja! Seja Aquilo que você não pode deixar de ser, porque isso é inevitável, porque espera por você de qualquer maneira. Esse fantasma que surge desaparecerá novamente. Ele veio e irá embora — esse evitador. Então, por que não ser isso na presença ou na ausência dele? Por que esperar que ele desapareça? Ele desaparecerá um dia e você será a sobra novamente, porque a sobra não pode evitar a si mesma. Você é aquela Realidade que é inevitável.
E agora que você se percebe como uma pessoa, e daí? A pessoa veio e a pessoa irá embora… olá, adeus. Então, por que esperar que ela desapareça para se tornar o que você é? Você nunca se tornará isso porque nunca perdeu o que você é. Portanto, seja apenas isso! O colecionador fantasma coletará algumas ideias estúpidas no caminho. Então, ele se orgulhará de sua coleção de ideias internas (insight) e externas, mas com nada disso ele poderá evitar que um dia desapareça, e você ainda será o que você é. Toda a coleção de escrituras, todos os insights, toda a verdade e todas as ideias vieram com este corpo e irão com este corpo; e você ainda será Isso que você é — nu como você é. Você não pode evitar ser Isso que era antes, o que é agora e o que será. Então, por que não ser isso agora? Isso que não tem nada a ganhar ou a perder aqui! Vamos lá!
Então, o que fazer? Não há nada a fazer a não ser ser aquilo que é inevitável, pois você não pode evitar existir como Isso que você é. E como você é Isso, você se percebe como o que quer que seja. Mas esperar que alguém como a águia da consciência vá se tornar o que você é, você pode esperar para sempre. A águia sempre estará aí, como a consciência sempre tentando conhecer a consciência. A mente sempre se importará com a mente. Portanto, é melhor não esperar que ela acabe, pois talvez ela seja tão infinita quanto você. Imagine! Trindade ou não… (Risos) Esperando por Godot. Esperando que Deus venha, mas Deus já está aqui.
Mas eu posso apenas falar sobre isso. Não posso fazer de você o que você é. Não posso fazer você, nem desfazer você. Não posso dar nada, não posso tirar nada de você. E daí? Só posso apontar para Isso, mas você precisa ser Isso. E não se apaixonar pelo “eu” imaginário. Você precisa dedicar todo o seu amor e toda a sua atenção àquilo que nunca precisa de atenção. Esse paradoxo você não pode resolver. Porque a Existência que você é nunca precisa de atenção para existir e essa existência que precisa de atenção para existir é falsa. Isso é tudo! (RENZ, 2017)