Anthony Damiani: ASTRONOESIS (ADAN)
Cada estrela, incluindo o nosso Sol, é uma alma cósmica, revelando sua visão por meio de seu próprio sistema planetário.
O termo ALMA CÓSMICA refere-se a uma variedade de níveis das almas individuais, mas frequentemente significa a Alma do Sol. «Cósmica» significa que funciona juntamente com a Alma universal para manifestar um cosmos, provendo a morada para outras Almas Unitárias individuais. Há uma incontável imbrincada hierarquia de almas cósmicas, quando consideradas em termos de suas manifestações. Entretanto, todas as almas cósmicas são também da natureza da Alma Individual em geral, tendo uma individualidade conectada com o cosmos, e uma essência inviolável.
Dentro da estrutura de Plotino, o Deus do nosso universo é uma alma cósmica (ou a fase mais baixa de um Princípio Intelectual). A alma cósmica refere-se ao fato de que cada um é o autor de um cosmo e, dentro da infinitude da manifestação universal, cada estrela é um “Um”. Assim, há muitas dessas unidades, ou almas cósmicas, cada uma das quais inclui almas individuais para as quais essa alma estelar é seu Deus — o Ishvara de seu mundo.