Apóstolo e evangelista. Em Mt 10 é apontado como “publicano”. Foi chamado por Cristo ao apostolado (Mt 9,9). No evangelho de Mc e de Lc chamam-no Levi. Não se pode identificar o autor do primeiro evangelho com a pessoa do apóstolo Mateus. Papías, no entanto, afirma que Mateus fez uma coletânea das palavras de Cristo em hebraico. Tradicionalmente vem sendo identificado com o autor do primeiro evangelho sinóptico.
A data de composição do evangelho de Mt é calculada entre os anos 80-90.0 destino do mesmo é uma comunidade de língua grega e de maioria judaico-cristã. Provavelmente foi composto em Antioquia por um judeu-cristão de língua grega, com possível formação rabínica, que redigiu as palavras de Jesus, aproximando-as de sua mentalidade, proclamando-o ao mesmo tempo Messias para todas as nações.
Mateus apresenta o Messias vindo a seu povo, porém este o repele. A mensagem de Jesus, no entanto, é destinada a todos os homens. As promessas feitas a Israel no Antigo Testamento estenderam-se à humanidade inteira. A figura de Jesus é a do Messias Salvador enviado por Deus. Ele é intérprete da lei divina, e a interpreta de uma forma radical, libertando-a da tradição que a sufocava, e colocando em destaque sua única exigência profunda, o amor ao próximo. O confronto contínuo com os letrados e fariseus quer livrar os cristãos de qualquer tentação de volta à observância e às instituições judaicas.
BIBLIOGRAFIA: P. Bonnard, El evangelio según san Mateo. Tradução de Pedro R. Santidrián, Cristíandad, Madrid 1975; J. Mateos, El evangelio de Mateo. Leitura comentada, Madrid 1981. (Santidrián)