Anthony Damiani: ASTRONOESIS (ADAN)
Os Números Divinos ou Transcendentais são unidades super-essenciais. Cada uma é um aspecto infinito do Infinito. Cada uma é uma única maneira de ver a totalidade absoluta de possibilidades.
A seguinte citação expressa a ideia que as propriedades individuais do Número, os divinos princípios estruturantes, são derivados do Uno ele mesmo.
Números Divinos. A Mônada das Mônadas é Deus como o Uno. Nele todos os Números Essenciais subsistem superessencialmente. São Infinito e Divino porque simbolizam os Poderes e Atributos do Uno Infinito.
Embora cada Número superessencial seja infinito isto não implica duplicação ou triplicação da infinidade, pois o Uno Infinito é transcendentalmente além de todas as ideias de aumento ou multiplicidade.
Mas mesmo como Arquétipos são Pensamentos Divinos de Perfeições Ideais, de modo que os Números Divinos São expressivos dos Divinos Poderes do Infinito de acordo com o qual todas as coisas residem, procedem, e retornam ao Uno Absoluto Superessencial. (Shrine of Wisdom, «Symbols: Numbers»)
O poder do Uno imputa em cada unidade sua super-essência característica. Cada número tem uma peculiaridade que é possível isolar como representativa de sua unidade, e esta aseidade do número é um qualidade única derivada do Uno que revela o Uno de maneira especial. Veja também a mesma analogia aplicada na demonstração de que cada Ideia no Princípio-Intelectual é uma versão única e especial do todo.
A sequência de Números Divinos é uma sucessão de maneiras de ver a complexidade do Uno. Cada número é uma impressão da Unidade e ordena nossa compreensão do Uno e seu poder de uma maneira única. Seguindo a Cabala podemos correlacionar cada um dos Números Divinos com uma das esferas de totalidade (sephiroth ou dignidades).
Da mesma forma que tratamos a Unidade como tendo aspectos e dizemos que cada um destes aspectos representam a Unidade indivisível de certa maneira, assim devemos ver que o Número como um princípio é a unidade com diversos aspectos. O que dizemos é que cada um dos números até 10 representa uma maneira de ver o Uno ele mesmo. Não seria correto ver a operação como uma fatoração de distintas possibilidades contidas dentro do Uno. Estamos simplesmente vendo o Uno em uma variedade de maneiras, e não deveria surpreender que não podemos perceber a totalidade de todos os aspectos dele em um primeiro olhar. Por definição, os conteúdos da percepção são determinados pela seletividade da atenção. O significado do Número ao nível mais alto seria que contém uma impressão de unidade.