Poimandres Sete Primeiros Homens

  • Fecundada pelo Homem, a natureza pari em seguida sete homens terrestres machos-e-fêmeas correspondendo às naturezas dos sete Governadores.
  • Estes homens são duplos, atendo-se, quanto ao corpo, aos quatro elementos que concorrem a sua produção, quanto à alma, ao Homem essencial, tornado (neles) alma e intelecto, de vida e luz que era (da parte de seu Pai).
  • Todos os seres do mundo sensível permanecem neste estado até o fim de um período indeterminado.

Poimandres 16-17

16 (N.T. aqui há um truncamento no texto). “Oh! meu Noûs. Pois eu também sinto amor pelo discurso.” — Então. Poimandres: “O que vou te dizer é o mistério mantido oculto até este dia. A Natureza com efeito, tendo-se unido por amor ao Homem, causou um prodígio surpreendente. O ser humano tinha em si a natureza da conjunção, dos sete compostos, como te disse, de fogo e de sopro; a Natureza então, incapaz de esperar, procria na hora sete homens correspondentes à natureza dos Sete Governadores, machos e fêmeas, que elevam-se ao céu.” E após isto: “Oh! Poimandres, verdadeiramente, atingi agora um desejo extremo e queimo de desejo de te entender. Não te afastes do assunto!” Mas, Poimandres: “Cala-te então! Não terminei ainda de te apresentar o primeiro ponto.” — “Sim, calo-ME”. — respondi.

17 “Assim então, como eu dizia, a geração desses sete primeiros homens fez-se da seguinte maneira: feminina era a terra, a água elemento gerador; o fogo levava as coisas à maturidade, do éter a Natureza recebia o sopro vital e produziu os corpos segundo a forma Humana. Quanto ao Ser Humano, de vida e luz que era, transformou-se em alma e intelecto, a vida transformando-se em alma, a luz em intelecto. E todos os seres do mundo sensível permaneceram neste estado até o fim de um período e até o começo das espécies.

Hermetica