- tradução
- Original
tradução
Tendemos a entender mal a natureza e exagerar a importância do “tempo” e do “espaço”.
Não existem tais ‘coisas’ [elas não existem por si mesmas]: elas surgem aparentemente, ou seja, elas ‘funcionam’ apenas como um mecanismo pelo qual eventos, estendidos espacial e sequencialmente, podem se tornar cógnitos. Eles acompanham os eventos e tornam seu desenvolvimento realizável. Em si mesmos, eles não têm existência alguma. São aparências e sua aparente existência é deduzida dos eventos que acompanham e tornam perceptíveis. Eles são hipotéticos, como o ‘éter’, símbolos, como álgebra, inferências psíquicas para auxiliar no conhecimento do universo que objetivamos e não pré-existem, nem sobrevivem à parte dos eventos que acompanham, mas são utilizados em função de cada evento como ele ocorre.
Onde não há evento, não há necessidade de ‘tempo’ ou ‘espaço’ – e, na ausência deles, não estamos mais em cativeiro – pois não há quem acredite que esteja preso.
O tempo é apenas uma inferência, criada em um esforço para explicar crescimento, desenvolvimento, extensão e mudança, que constituem uma outra direção de medição além das três que conhecemos e perpendicularmente ao volume; e ‘passado’, ‘presente’ e ‘futuro’ são inferências derivadas dessa interpretação temporal da dimensão adicional na qual a extensão parece ocorrer. Todas as formas de temporalidade, portanto, são conceituais e imaginadas.
Assim, profecia ou precognição é a percepção de uma outra direção de medição, além da do tempo, um quarto ângulo reto, do qual – como no caso de cada dimensão superior – os inferiores são percebidos como um todo, de modo que os “efeitos” de “causas” são tão evidentes no que chamamos de futuro quanto no que chamamos de passado.
O evento ocorre apenas na mente de quem o percebe, singular ou plural, conforme o caso, e nenhum evento pode ser outra coisa senão uma memória quando o conhecemos. Nenhum evento é outra coisa senão uma experiência psíquica. Eventos, ou memórias de eventos, são objetivações na consciência.