Baret (EBA) – és consciência

Antonio Carneiro

– Se eu chego a estar de acordo com a consciência, posso atingir a essência?

Tentais um instante estar em desacordo com vossa consciência …

Que poderíeis ser outro senão vossa consciência? Não sois uma zebra vermelha situada no exterior da consciência, para vos colocar de acordo com ela. Esta consciência é vós mesmos quando parais de procurar o que quer que seja, quando cessais de pretender ter o poder de estar de acordo ou em desacordo.

Em vosso silêncio, entre dois pensamentos, duas percepções, no sono profundo e o tempo todo — porque o tempo aparece na consciência —, vossa vida está em perfeito acordo com a consciência.

Suprimais todo comentário ideológico sobre vossa vida. Vosso saber sobre a vida vos impede de ver o quanto ela é perfeita. Nada tem aí para mudar. Vossa vida muda, é a vida. Não tendes que vos colocar de acordo com o que quer que seja. Senão ireis sempre vos sentir em desacordo.

Querer estar de acordo é um medo. Medo de que? A causa do medo é imaginária, a um dado momento se cessa de temer. O que se apresenta é o acordo. Quando eu não o qualifico mais de positivo ou de negativo, de êxito ou de fracasso, o que se apresenta não é outro senão eu mesmo, senão minha ressonância: aí, tem acordo verdadeiro. Esse não é um acordo de um sujeito para com um objeto, é um acordo de unidade, sem separação. Um acordo com vosso corpo quando sofre ou funciona, com a vida naquilo que ela vos oferece. Sem demanda por sucesso, por receber o que quer que seja.

É extraordinário escutar. Isso transcende o que se escuta. O acordo profundo da vida consiste em escutar.

Estar um instante sem pergunta, sem espera, é a coisa mais simples que pode ser. Isso vos liga com todos os seres, todos os mundos. Aí, há a simbiose.

Se tentais vos colocar de acordo com que quer que seja, vos colocais de acordo com uma ideologia: se sois muçulmano vos colocais de acordo com a sharia ou vossa tarika, se sois budista vos colocais de acordo com o Sangha ou o dharma; com vossos conceitos se sois ateu, etc. Esse acordo tem pouco valor.

É preciso se colocar de acordo com o que se apresenta no instante. Mas isso, não podeis fazê-lo. É uma graça que vos chama e que recusais à cada instante porque quereis estar de acordo com o instante seguinte… Ver o mecanismo.

A emoção que surge em mim, é com ela que devo estar de acordo. Não tem nenhuma outra.

original

Páginas em