Cleary (TCRZ) – Características dos fenômenos

O Buda disse: “Os fenômenos têm três naturezas gerais: a primeira é aquela à qual a mera conceitualização adere; a segunda é a originação dependente; a terceira é a realidade perfeita”.

“A natureza meramente conceitualizada dos fenômenos refere-se às diferenças nas naturezas intrínsecas de todas as coisas, definidas artificialmente por nomes para que seja possível falar sobre elas.

“A natureza dependentemente originada dos fenômenos refere-se ao fato de que a natureza intrínseca de todos os fenômenos é a produção condicional. Portanto, quando algo existe, algo outro existe; quando algo é produzido, algo outro é produzido. Por exemplo, a ignorância condiciona as atividades, e assim por diante, acabando por reunir uma massa de sofrimento.

“A natureza real e perfeita dos fenômenos é a verdadeira natureza que é igual em todas as coisas.

“Os seres iluminados podem realizar essa verdadeira natureza por meio de esforço diligente, atenção correta e pensamento não pervertido. Percebendo isso, cultivando gradualmente essa percepção, finalmente alcançarão a verdadeira iluminação e então a testemunharão plenamente.

“Além disso, a natureza conceitualizada pode ser conhecida por meio da associação de nomes e características, a natureza dependente pode ser conhecida por meio do apego conceitual sobreposto à natureza dependente, e a natureza real pode ser conhecida por não se apegar a concepções sobrepostas à natureza dependente.”

Thomas Cleary