Jean Klein (JKTF) – meditação

Tradução

Enquanto houver qualquer resíduo de um meditador e de algo meditado, então você faz da meditação uma atividade da mente. Toda atividade é uma contração. A meditação não é atividade de nenhum tipo.

Sinta-se vertical, mas não tente se tornar vertical. Quando você sente que está na vertical, está no atemporal. Toda ação está no plano horizontal. A meditação é onde o tempo e o atemporal se encontram — no coração.

Tenha a sensação de seu corpo inteiro. Sinta-o no espaço. Entre completamente no espaço que não pertence ao tempo. Dissolva-se totalmente nessa expansão.

A meditação é de momento a momento. Os olhos veem, os ouvidos ouvem. Os órgãos funcionam. Não há interiorização, nem concentração, nem introversão, nem afastamento dos sentidos. Não entre nos velhos hábitos de retraimento. Vá para a expansão sem direção, o espaço sem espaço. Isso não é nirvikalpa samadhi [que ainda está em uma relação sujeito-objeto muito sutil]. Não é savikalpa samadhi [percepção direta]. É sahaja. Savikalpa é perceber e nirvikalpa é conceber. Sahaja é o não-estado natural em que a função ocorre na entidade [beingness].

Original

Páginas em