Karl Renz (KRMB) – Qual a meta?

P: Alguém ME presenteou com um livro sobre psicologia. É possível evoluir espiritualmente quando se tem doenças mentais graves ou problemas mentais graves?

K: Depende de sua meta. Qual é a meta?

P: Muitas pessoas acreditam que, até que você faça o seu trabalho, toda a busca espiritual é inútil. Até que você saiba sobre suas próprias inseguranças, até que lide com suas coisas.

K: Isso é como Vedanta. Vedanta é toda uma técnica para tornar a pessoa purificada e saudável e até mesmo capaz de enfrentar a verdade. Se isso tiver de acontecer, acontecerá. Mas, ainda assim, diria que você nunca poderá enfrentar a si mesmo. Você nunca estará pronto para isso. Ninguém jamais estará pronto para si mesmo. E a boa notícia é que ninguém precisa estar pronto para si mesmo. Você só pode estar pronto para alguma verdade relativa. Talvez alta energia ou experiências intensas ou algo assim, mas nunca para si mesmo. O Si nunca pede que você esteja pronto para o que você é. Nãonecessidade de prontidão. Portanto, você não pode confundir. É por isso que pergunto: qual é a sua meta? Se sua meta é ter um corpo leve, estar em um estado super natural de “Aurobingo”, maravilhoso, então você pode se preparar por meio de qualquer aprendizado, por técnicas de ioga, por qualquer coisa. E há muitos mestres que podem lhe ensinar como fazer isso. Poona inteira está cheia disso. O mundo inteiro está cheio disso. Mas não há como você se preparar o suficiente para isso que você é. Mesmo assim, você tem que tentar. Mesmo assim, você precisa tentar. Portanto, em um sentido relativo, para ter um corpo saudável, um ego saudável, você pode fazer alguma coisa. Que você possa funcionar perfeitamente no mundo, em harmonia com seu ambiente, tudo isto pode acontecer. Mas você nunca poderá se preparar para isso. Portanto, sim e não. Se você tiver metas relativas, poderá alcançá-las.