Nisargadatta (NMSF) – Sem tempo, sem mundo

Brahman está sempre presente, mas não tem o sentido de ser. Mesmo o sentimento “eu sou Vishnu” está ausente em Vishnu. O que isso significa? Pode ser compreendido por meio de penitências? Ele só pode ser conhecido por viveka ou discriminação verdadeira. Lembre-se do que está ouvindo. Isso é meditação.

Quais de suas ações nesta vida foram verdadeiras? — Quando criança? Quando jovem? Ou como idoso? Individualmente, elas podem ser verdadeiras, mas sua soma total deve ser conhecida como falsa.

Libertação é ser livre — ser livre de conceitos. É libertar-se da ideia de que houve ou há qualquer escravidão. É a liberdade de nossa mente, intelecto e conceitos. O Si está livre de qualquer expectativa de existência. Portanto, ele não precisa de nenhuma liberação. O conhecedor do centro da mente e do intelecto não é perturbado por eles. O intelecto-mente afeta apenas a identidade corporal.

No Paramatman não há seitas ou cultos. Todos os sistemas de doutrinas religiosas são apenas conceitos e todos os conceitos são incompletos.

Quais são as palavras do guru? São: “Você não é o corpo, mas a consciência nele”. Não se esqueça disso. Então, você não morrerá, mas será o fim da própria morte. Aquele que se identifica com o corpo não entenderá isso.

Quando você sabe que “você é”, o tempo começa e você experimenta o mundo. Quando você não é, onde está o seu mundo? Você deve ir além da dor e da infelicidade, de modo que não as conheça e tenha que perguntar “o que são elas?”. Seu senso de ser em si é doloroso. Tudo é visto por causa da consciência em seu corpo. Lembre-se de que sua própria consciência é o Guru. Esse é o comando do Guru e estar ciente disso é estar em meditação. Isso é muito difícil até mesmo para o Senhor Brahma. É mais fácil meditar em um ídolo.

Quer você esteja ciente ou não, sua consciência está sempre presente. Sem consciência, não há tempo nem mundo. Com a consciência do sonho, há um mundo de sonho. Aquele que está dormindo testemunha esse sonho. Nesse sonho, até mesmo a dissolução de muitos universos foi testemunhada e relatada.

Quando sua mente ficar silenciosa, você encontrará tempo para a espiritualidade. Para isso, deixe a mente se concentrar na meta. Krishna diz: “Eu sou Isso por conta de que o mundo é conhecido. E você também é Isso”.

Você não tem experiência de nascimento ou morte. Você aceitou o que os outros dizem. Maya ou ilusão é muito estranha. Ela permite que somente aqueles que são devotados ao guru prossigam em direção ao Si. Adore seu guru como seu Si. Mantenha sua consciência firme. Se você seguir seu guru, tanto sua vida terrena quanto a espiritual serão como você deseja. A consciência de um discípulo é um grande poder, que pode alcançar qualquer coisa. Pelo menos, cante “Guru, Guru” sem se esquecer. O que você realmente precisa é de devoção ao seu guru.

Os gunas ou qualidades não são três, mas apenas um — o sattva guna. Quando você diz que é o executor de qualquer ação, isso é tamas ou tamo-guna. Se você está cheio de atividade e não consegue ficar quieto, então sua qualidade é rajas ou rajo-guna. Essas três qualidades não têm orgulho, mas você pode julgar uma pessoa pelo seu comportamento e atividade.

Nisargadatta Maharaj (1897-1981)