Ibn Arabi (IAKK:2-3) – conhecer a si mesmo

De fato, no Alcorão Sagrado é dito o seguinte: “A pessoa que é cega neste mundo também é cega no outro”, o que significa que aquele que não abriu seu olho do significado aqui será da mesma forma cego quando se mudar para o outro mundo. Consequentemente, ele não será capaz de ver a Revelação Divina (quando ela lhe for apresentada pela primeira vez). O que imploramos a Deus é que Ele possa preservar todos os Seus servos de uma crença que não vai além da imitação e da pretensão.

Aqui surge uma certa questão: como a pessoa que tem a aptidão para o estado da gnose (ma’arifa) entende sua própria realidade? A resposta pode ser dada da seguinte maneira: É necessário que ela encontre um gnóstico que conheça seu próprio ser e, depois de encontrá-lo, do fundo de seu coração e com toda a sua alma, faça com que o caráter dele seja o seu caráter. A pessoa de gnose, para encontrar sua própria origem, deve se apegar a esse caminho e o seguinte versículo do Alcorão aponta para esse significado: “Busque os meios que o levarão a Ele”. A explicação para isso pode ser a seguinte: Entre os Meus servos, há aqueles que ME encontraram. Se quiseres ME encontrar, siga os passos deles. Eles se tornam um meio para ti e, finalmente, conduzem a Mim. Se for assim, ao servir essas pessoas, a pessoa passa a se conhecer. Ela entenderá de onde veio e para onde está indo e terá uma noção da posição do estado atual.

Um hadith explica o propósito de vir a este mundo da seguinte forma: “Eu era um tesouro escondido e amei ser conhecido, e criei a criação para que fosse conhecido.” Essa ordem é assim, mas conhecer Deus não é uma questão fácil, até que a pessoa se torne conhecedora de si mesma.

O seguinte hadith explica: “Aquele que conhece a si mesmo conhece seu Senhor.” O oposto também é verdadeiro, e isso as pessoas daquele estado entendem. Muitas pessoas da elite ou plebeus dão significados diferentes a esse hadith, na medida em que sua inteligência lhes permite. Se Deus quiser, um significado será expresso no nível da elite. Entretanto, nessa estação, foram observadas sete formas diferentes, que serão expostas a seguir.

Ibn Arabi (1165-1240)