V: Sempre pensamos, quando temos uma apreensão mental do ensinamento de alguém, que ipso facto percebemos este ensinamento. Mas não o apreendemos em absoluto, somos essencialmente a mesma pessoa, sofrendo da mesma maneira.
M: Como essa criação original toma lugar do corpo quando criança? E mesmo antes de seu nascimento: como aconteceu a concepção? Como o bebê veio a ser, sem pedir pedir por isto? Entenda isto. Entenda por completo esta gota de material que eventualmente se desenvolveu em um corpo, e então entenderás todo o mistério de que não és isto. Este corpo que agora ocupa certo espaço, quanto espaço ocupou em sua concepção? E o que foi então? Se entenderes isto, entenderás o mistério do Si mesmo.
Baseias a ti mesmo sobre o corpo que agora é e não entende sua raiz. É por isso que pensamos que somos esse corpo. E para isto, deves fazer meditação. O que é meditação? A meditação não é esta mente-corpo meditando como indivíduo, mas é este conhecimento “eu sou”, esta consciência, meditando sobre ela mesma. Então a consciência desdobrará seu próprio começo.
Identificação é com o quê? Com este corpo que é agora. Mas ele entende sua origem? Se entendes o aspecto temporal, então não terás tanto orgulha no corpo que agora existe.