Gordon: Ruptura Unidade

Pierre Gordon: A REVELAÇÃO PRIMITIVA

O ser sendo o Uno, a cisão do pensamento com ele foi ipso facto uma ruptura entre o homem e a unidade: em lugar de uma sociedade humana, se tinha duas! a sociedade religiosa e a sociedade civil, e cada uma delas se fracionou, no espaço assim como no tempo; em lugar de um pensamento único, centrado no mundo do Real, se produziu um conhecimento sensível ao lado do conhecimento intelectual, e cada um deles se dividiu ao infinito; em lugar de uma disciplina mental, selando a inteligência ao ser, se desenvolveram as ciências, as artes, as religiões, que se dissociam, e esquartejam a alma; em lugar de um progresso constante para o Absoluto, se inaugurou, no interior do homem como nas sociedades humanas, um caos de movimentos contrários.

Ao mesmo tempo, os seres humanos, que, no universo verdadeiro, não formam senão um só ser, onde se interpenetram todas as almas e todos os corpos, — um só ser animado de uma só pulsação e de um só pensamento, regrados sobre a pulsação e o pensamento divinos — os seres humanos se cindiram uns dos outros, pareceram estranhos uns aos outros, se opuseram entre eles, se destruíram entre si.

Paralelamente, a Terra, uma vez descosida do ser aos olhos do homem, parecia isolada no espaço: por conseguinte, em lugar de comunicar com os outros Eu que povoam o cosmo e aí proclamam de todas as partes a alegria de existir, a mente humana ignora mesmo que há seres extraterrestres; e sem se dar conta, sem poder os apreender neles mesmos, que sofria doravante sua influência. Desde que se separou da unidade, o universo se tornou ao mesmo tempo vazio e múltiplo, lhe impondo enigmas em lugar de o exaltar.

Com as criaturas terrestres, a disjunção se demonstrou menos grave. Em lugar de formar um conjunto, cujo homem era o coroamento, a criação daqui de baixo, uma vez apreendida somente por intermédio da sensação, se desmembrou, se despedaçou, se espalhou, e se reduziu a migalhas. Em lugar de estar submetida ao homem que a resumia, ela lhe foi hostil. A revolta se instalou em lugar da unidade.