Hartmann (FHJB) – cristão segundo Boehme

[Boehme] ensinou que, para ser um verdadeiro cristão, não bastava aderir a um determinado conjunto de crenças; mas que somente aquele em quem o Cristo vive é um verdadeiro seguidor de Cristo em espírito e em verdade.

“Somente ele é um verdadeiro cristão cuja alma e mente entraram novamente na matriz original, da qual a vida do homem teve sua origem; isto é, a Palavra eterna (logos). Essa Palavra foi revelada em nossa natureza humana, que é cega à presença de Deus, e aquele que absorve essa Palavra com sua alma faminta e, assim, retorna ao estado espiritual original no qual a humanidade teve sua origem, sua alma se tornará um templo de amor divino, no qual o Pai recebe Seu Filho amado. Nele residirá o Espírito Santo

“Portanto, somente aquele em quem Cristo existe e vive é um cristão, um homem em quem Cristo foi ressuscitado da carne desperdiçada de Adão. Será herdeiro de Cristo — não por causa de algum mérito obtido por outra pessoa, nem por algum favor conferido a ele por algum poder externo, mas pela graça interior.

“Acreditar meramente em um Cristo histórico, ficar satisfeito com a crença de que em algum momento no passado Jesus morreu para satisfazer a cólera de Deus, não constitui um cristão. Todo demônio perverso pode ser um cristão especulativo, pois todos gostariam de obter, sem nenhum esforço próprio, algo bom que não merecem. Mas o que é nascido da carne não pode entrar no reino de Deus. Para entrar nesse reino, é preciso renascer no Espírito.

“Não são palácios de pedra e casas de adoração caras que regeneram o homem, mas o sol espiritual divino, existente no céu divino, agindo por meio do poder divino do Verbo de Deus no templo de Cristo. O verdadeiro cristão não deseja outra coisa senão o que o Cristo dentro de sua alma deseja.

Jacob Boehme