Izutsu (UECP) – Wahdat Al-Wujud

TOSHIHIKO IZUTSUUNICIDADE DA EXISTÊNCIA

UMA ANÁLISE DA WAHDAT AL-WUJUD (Trad. Antonio Carneiro)

O conceito de “wahdat al-wujud” não representa nesse vasto conjunto senão um domínio parcial estreitamente limitado. Mas, é de natureza tal que, se consegue colocar em evidência sua estrutura fundamental, ela fornecerá um modelo conceitual de base graça ao qual os filósofos orientais em seu conjunto alcançarão um certo grau de uniformidade estrutural, pelo menos no que concerne a seus aspectos mais fundamentais.

Minha atitude implica naturalmente que não considero a “wahdat al-wujud” como exclusivamente islâmico ou iraniano. O que me interessa aqui nesse conceito e nas possibilidades filosóficas que contém, é o que representa uma estrutura de base comum à muitas filosofias orientais de origens históricas diversas, como o Vedanta, o Budismo, o Taoismo e o Confucionismo. Nesta perspectiva, pode-se considerar que a estrutura da filosofia da “wahdat al-wujud” representa um esquema típico, por assim dizer um arquétipo do pensamento filosófico, que se encontra expresso de maneira mais ou menos diferente entre os grandes filósofos das diferentes tradições orientais.
[…] Abordando agora a “wahdat al-wujud” desse ponto de vista, encontramos um vasto sistema metafísico fundado em uma visão particular da realidade. Como o próprio termo de “wahdat al-wujud”, ou Unicidade da existência, o indica claramente, esta visão fundamental baseia-se sobre a «existência». Em outros termos, a filosofia da “wahdat al-wujud” não é nenhuma outra senão uma reconstrução teórica ou racional de uma visão metafísica original que é concebida como intuição da realidade da «existência» (wujud).


Antonio Carneiro: Leituras recomendadas
*STANFORD ENCYCLOPEDIA OF PHILOSOPHY
*OXFORD ISLAMIC STUDIES ON LINE
*ISLAMIC GNOSIS

Toshihiko Izutsu (1914-1993)