TERMOS HINDUS — KAMMA
VIDE: KARMA
Budismo
Noções Filosóficas
Em pali kamma, “ato”, toda ação no sentido mais geral da palavra, realizada por um ser humano. Em certas condições bem definidas, o ato desencadeia o fenômeno progressivo da “maturação” (vipaka), que chegará cedo ou tarde mas inelutavelmente a um efeito ou “fruto” (phala), sanção deste ato. Estas condições são: o justo conhecimento, claramente consciente, das circunstâncias do ato por seu autor; a vontade de realizá-lo direta ou indiretamente; a liberdade onde o autor se encontra de agir assim ou de se abster, este sendo um dos muito raros casos onde não se aplica o rigoroso determinismo da doutrina budista; enfim, a qualidade moral boa (kusala) ou má (akusala) deste ato, segundo tenha efeitos agradáveis, benfazejos para um outro ser vivo qualquer que seja, ou ao contrário, efeitos penosos, dolorosos.
*As ações realizadas por animais e outros seres privados de inteligência e de liberdade, dominados pelo medo, a dor intensa ou a necessidade de matar para viver são neutras (avyakrta).
*O homem que age por ignorância, involuntariamente, sob uma imposição invencível, sob efeito da loucura ou de emoção muito forte, também pratica uma ação neutra.
*Distingue-se três tipos de atos:
**corporal
**vocal
**mental, sendo este o mais importante, pois é ele que tem a decisão da qual os dois outros são as consequências e sem qual os atos corporais e vocais seriam neutras, desprovidas de maturação. Apenas a intenção mesmo não seguida pelo corpo ou pela voz, é suficiente para disparar o processo da maturação, pois ela afeta o espírito em um sentido bom ou mau, mas seus efeitos (phala) serão atenuados devido ao ser que é o objeto da ação (mesmo mental, intencional) nada receber de bem ou mal.
KAMMA
TERMOS CHAVES: kamma