A exposição metafísica, unida e integrada à linguagem simbólica, encontra uma expressão particularmente feliz em Le symbolisme de la Croix. Este livro foi publicado em 1931 por Véga, em Paris, e nele encontramos uma definição doutrinária dos estados do ser, com base em um exemplo de símbolo e nas correspondências que exige. Em L’Homme et son Devenir selon le Védânta, as comparações com outras Tradições foram desenvolvidas exclusivamente nas notas.
A dedicatória, à venerada memória de Esh-Sheikh Abder-Rahman Elish el Kebir… a quem se deve a primeira ideia deste livro. Meçr El-Qahirah, 1329-1349H (1912) serviria como argumento a favor da ligação de Ivan Agueli com o sufismo desde aquela época.
A relação estabelecida entre doutrina, símbolo e história foi mencionada no prefácio: “O caráter simbólico, embora comum a todos os fatos históricos… (é) particularmente claro no caso da história sagrada… Se Cristo morreu na Cruz, foi, podemos dizer, por conta do valor simbólico que a Cruz possui em si mesma e que sempre foi reconhecido por todas as Tradições; é por isso que, sem diminuir de forma alguma seu significado histórico, pode ser vista (a história sagrada) como derivada desse mesmo valor simbólico”. Toda uma hierarquia de significados simbólicos se sobrepõe e, ao mesmo tempo, apoia o significado metafísico: “…É por isso que ela (a linguagem simbólica) constitui a linguagem iniciática por excelência, o veículo indispensável de todo o ensinamento tradicional”.
Ainda mais do que o Homem e seu devir segundo o Vedânta, onde as descrições foram racionalmente ordenadas e inevitavelmente conceitualizadas, o Simbolismo da Cruz representa a verdadeira linguagem de Guénon. (Jean-Pierre Laurant)
Excertos em espanhol (VIDE ÍNDICE ORIGINAL FRANCÊS)
- PREFÁCIO
- MULTIPLICIDADE DOS ESTADOS DO SER
- HOMEM UNIVERSAL
- METAFÍSICA DA CRUZ
- ESPAÇO
- GUNAS
- COMPLEMENTÁRIOS
- OPOSIÇÕES
- SÁBIO
- PONTO CENTRAL
- GUERRA E PAZ
- ÁRVORE
- SUÁSTICA
- GRAUS DE EXISTÊNCIA
- GEOMETRIA DO SER
- GRAUS E ESTADOS
- TECEDURA
- MODALIDADES DO SER
- PONTO
- SARÇA ARDENTE
- COORDENADAS
- CONTINUIDADE
- ESFERA
- ELEMENTOS DO SER
- YIN-YANG
- EIXO VERTICAL
- RAIO CELESTE
- ÁRVORE — SERPENTE
- SER TOTAL
- ESTADO HUMANO
- GRANDE TRÍADA
- CENTRO
- SIMBOLISMO ESPACIAL